Código
RC037
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto Penido Burnier
Autores
- ELVIRA BARBOSA ABREU (Interesse Comercial: NÃO)
- Miguel Noel Nascentes Burnier (Interesse Comercial: NÃO)
- Vinicius Clementino Falcão (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Granuloma Anular em pálpebra superior: apresentação insólita
Objetivo
Mostrar caso de paciente com granuloma anular, doença rara e imunomediada, de pálpebra superior em ambos olhos como um local pouco comum para apresentação da doença.
Relato do Caso
G.B.S, feminino, 16 anos, estudante, chegou ao serviço com queixa de lesão em pálpebra superior de ambos olhos há 2 meses. Negava antecedentes oftalmológicos. A acuidade visual era 20/20 em ambos olhos .Na biomicroscopia anterior não apresentou alterações. Na fundoscopia de ambos olhos, também, não apresentou alterações. Nega qualquer outra comorbidade e relata lesão avermelhada em ambos os pés, próximo ao tornozelo, e em antebraço direito. Dessa forma, pensou-se na hipótese diagnóstica de granuloma anular, descartando outras doenças granulomatosas, entre elas tuberculose e sarcoidose. A apresentação em pálpebras é incomum . Foi realizada biópsia incisional da lesão enviada para anatomo patológico,que revelou áreas microscópicas bem delimitadas de degeneração de colágeno circundadas por histiócitos e infiltrados linfoplasmócitos, sugestivos de Granuloma Anular.
Conclusão
Por se tratar de um sítio pouco comum como as pálpebras, é de extrema importância o diagnóstico correto para evitar procedimentos desnecessários. Dessa forma a correlação clínico-patológica, junto com o exame de anatomopatológico acaba sendo essencial para diagnósticos diferenciais e introdução da terapêutica adequada. Existem poucos casos relatados na literatura de granuloma anular em região palpebral.
ANVISA: 25352012367201880