Código
RC157
Área Técnica
Oncologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Ação Visual
Autores
- ANTONIO FERREIRA DE MENDONCA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- Lucas Vieira de Oliveira (Interesse Comercial: NÃO)
- Gustavo Pascoal Azevedo (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RELATO DESCRITIVO DE PAPILEDEMA SECUNDARIO A CARCINOMATOSE MENINGEA
Objetivo
Descrever os achados oftalmológicos em paciente apresentando tumor mamário evoluindo com carcinomatose meníngea e papiledema secundário, com provável acometimento da bainha do nervo óptico.
Relato do Caso
Mulher 53 anos, com diagnóstico de câncer de mama há 3 anos em tratamento quimioterápico. Compareceu a este serviço com quadro de baixa da acuidade visual. Ao exame oftalmológico, acuidade visual de 20/40 (com uso de lentes corretivas) em ambos os olhos. Fundoscopia: papila com bordos indefinidos, hemorragia subretiniana em chama de vela extensa com tortuosidade e ingurgitamento venoso bilateral. Solicitado parecer neurológico. Tomografia de crânio: sinais de envolvimento paquimeníngeo do hemisfério cerebral direito, relacionado à coleção hemorrágica subdural com efeito de massa sobre ventrículo lateral direito e desvio da linha média em 0,5 cm. Ressonância Magnética de Crânio: importante carcinomatose meníngea difusa com edema vasogênico e compressão do ventrículo lateral direito, envolvimento do seio cavernoso direito. Iniciado tratamento radioterápico no Hospital de Câncer de Barretos, unidade Porto Velho. Paciente veio a óbito, 17 dias após início dos sintomas oftalmológicos. Papiledema é o edema da cabeça do nervo óptico devido o aumento da pressão intracraniana, ocorre quando o espaço perióptico subaracnóide é bloqueado por alguma massa e o papiledema se desenvolve. Geralmente é bilateral e assimétrico. Clinicamente se apresenta com cefaléia, vômitos em jato e baixa da acuidade visual. O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre mulheres. Dentre os fatores que alteram o seu prognóstico temos: o tamanho da neoplasia, receptores de estrogênio, marcadores de invasão e capacidade de metástase. As metástases comumente ocorrem nos ossos, pulmão, fígado e olhos.
Conclusão
Concluímos que a avaliação oftalmológica detalhada no acompanhamento de doenças sistêmicas que cursam com acometimento visual, é importante para diagnóstico precoce de lesões que sugiram progressão da doença, alterando o prognóstico e sobrevida em casos semelhantes.
ANVISA: 25352012367201880