Sessão de Relato de Caso


Código

RC079

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Oftalmológico Osório Cardoso
  • Secundaria: Faculdade de Medicina de Olinda

Autores

  • MATHEUS DE AGUIAR MADEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • THERESA FERRO BRANDAO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CATARATA CONGENITA COM EVOLUÇAO PARA GLAUCOMA: RELATO DE UM CASO DESAFIADOR

Objetivo

Relatar caso de catarata congênita com evolução para glaucoma de difícil controle em olho direito, acompanhado no Centro Oftalmológico Osório Cardoso.

Relato do Caso

VFLN,sexo feminino, 39 anos, branca, natural de Alagoas. Em uso de Maleato de timolol 0,5% Travaprosta e cloridrato de dorzolamida em ambos os olhos e tartarato de brimonidina em olho direito (OD). Passado de cirurgia de catarata congênita em ambos os olhos (AO) .Biomicroscopia: OD:conjuntiva hiperemiada 2+, córnea transparente, câmara anterior (CA) formada, pseudofácica. Gonioscopia em AO: ângulo aberto. Fundoscopia: OD: Nervo óptico corado, escavação papilar (EP) 0,6 x 0,7, atrofia peripailar, mácula sem alterações.Tonometria: OD: 22 mmHG e OE:14mmHg. Paquimetria: OD: 574 OE: 580.Foi realizada trabeculectomia (TREC) de OD sem intercorrências.No primeiro dia de pós-operatório(1DPO) foi observado Seidel positivo e prescrito Vigamox, Maxidex e Atropina.No 3DPO a PIO em OD foi de 30 mmHg, sendo então realizado agulhamento com Mitomicina-C (MMC), posteriormente a tonometria de aplanação em OD foi de 9 mmHg. No 5DPO a PIO em OD foi de 22mmHg sendo realizado novamente o agulhamento e solto sutura do Flap. No 6DPO a PIO em OD foi 11mmHg. 4 dias após, a PIO em OD foi de 18 mmHg, foi prescrito Maleato de Timolol. Nos meses seguintes a paciente evoluiu de maneira não favorável, mantendo a PIO elevada nas consultas subsequentes, sendo então encaminhada para serviço de referência onde foi realizado implante de prótese anti-glaucomatosa (Susanna).Inicialmente evoluiu de forma favorável, porém apresentou elevação da PIO e lacerações na córnea, sendo necessárias correções até que a paciente relatou ausência de visão em OD. Foi realizada ciclofotocoagulação, a PIO diminuiu e houve melhora da AV : 20/200

Conclusão

O glaucoma secundário a cirurgia de catarata congênita ainda é um desafio tendo em vista a manutenção da PIO elevada, sendo muitas vezes refratária aos tratamentos disponíveis. Neste caso, conseguiu-se uma diminuição da PIO e melhora da AV com uso da ciclofotocoagulação.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880