Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P004

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • LUISA DUTRA DE MEDEIROS (Interesse Comercial: NÃO)
  • VICTOR MEDEIROS BRANDÃO FLORÊNCIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOHN EMY CAMPOS DE HOLANDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAMILA VIEIRA VENTURA (Interesse Comercial: NÃO)
  • BRUNA VIEIRA VENTURA (Interesse Comercial: SIM)

Título

IMPACTO DO SIMULADOR DE CATARATA ASSOCIADO A WETLAB NA PERCEPÇAO DE RESIDENTES QUANTO AO DOMINIO DA CIRURGIA DE CATARATA

Objetivo

Avaliar o impacto de uma semana de treinamento em drylab (Eyesi®) associado ao wetlab na percepção de residentes quanto ao domínio dos passos da cirurgia de catarata.

Método

Foram incluídos 52 residentes de oftalmologia da Fundação Altino Ventura, sendo 16 do 1º ano, 14 do 2º ano e 22 do 3º ano. Eles responderam questionários sobre a sua percepção de segurança/confiança para executar os passos da cirurgia de catarata antes do treinamento de drylab e wetlab, imediatamente após e 3 meses após o treinamento. As variáveis qualitativas foram expressas por suas frequências relativas e absolutas e as diferenças entre frequências avaliadas pelo teste qui-quadrado.

Resultado

Após o curso, os alunos do 1º ano relataram uma melhora estatisticamente significante na segurança de realizar os seguintes passos: incisão, capsulorrexe, hidrodissecção, luxação do núcleo, fratura do núcleo, facoemulsificação (FACO), irrigação e aspiração (I/A), implante da lente intraocular (LIO) e sutura de córnea (p < 0,05). Os alunos do 2º ano referiram melhora significativa da autoconfiança ao fazer a fratura do núcleo (p < 0,05), e os do 3º ano relataram melhora na execução da capsulorrexe, implante de LIO e sutura de córnea (p < 0,05). Com relação às principais contribuições do curso, o 1º ano destacou o aumento na segurança na realização da incisão corneana, capsulorrexe e FACO, enquanto o 2º e 3º anos destacaram maior autoconfiança na realização da capsulorrexe e FACO.

Conclusão

Após uma semana do treinamento com drylab associado a wetlab, a percepção de domínio dos passos cirúrgicos por parte dos residentes melhorou significantemente, evidenciando um impacto positivo dessa abordagem na sua autoconfiança ao longo da curva de aprendizado cirúrgica. Palavras chave: Catarata; Facoemulsificação; Educação Médica; Simulador Cirúrgico

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880