Sessão de Relato de Caso


Código

RC025

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

Autores

  • NELSON BATISTA SENA JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
  • GUSTAVO AMORIM NOVAIS (Interesse Comercial: NÃO)
  • RENATO AMBRÓSIO JÚNIOR (Interesse Comercial: NÃO)

Título

Propedêutica Avançada em Caso Falso Positivo de Ceratocone

Objetivo

Relatar um caso com diagnóstico de ceratocone há mais de 10 anos, que após análise clínica longitudinal e de exames complementares de tomografia e biomecânica da córnea, concluiu-se não se tratar de ceratocone

Relato do Caso

Paciente G. S. F., feminino, 21 anos, refere diagnóstico de ceratocone há 10 anos. Relata baixa acuidade visual em ambos os olhos (AO), prurido ocular e preocupação com possível piora do ceratocone. Exame físico: motilidade ocular e reflexo fotomotor normais. Acuidade visual (AV) sem correção: 20/400 OD e 20/200 OE. AV com Refração: 20/25 (-3,00esf, -4,25cil 180°) OD e 20/40 (-1,75esf, -5,00cil 180°) OE. Biomicroscopia: câmara anterior ampla AO, córneas íntegras (sem sinais característicos de ceratocone), AO com BUT normal e fácicos. PIO: 10/12 mmHg às 8:30h. Fundoscopia normal em AO. Potencial de AV com McIntyre super pin-hole de 20/20 AO. Conduta: Realizados exames de biomecânica e tomografia de córnea (Corvis ST e Pentacam AXL, Oculus), topografia corneana (OCULUS Keratograph®5M), tomografia segmentar (RTVue; Optovue) e aberrometria ocular (iProfile, ZEISS). Observou-se alto astigmatismo a favor da regra, mapa paquimétrico 486µm OD e 487µm OE de espessura mais fino, mapa epitelial normal, BAD D, CBI e TBI normais, curvatura máxima de 46D OD e 46.3D OE. Comparando tomografia realizada em 2010 e 2011 ao se obter “raw data” do Pentacam, os parâmetros ABCD de Belin ficaram estáveis em AO. Aberrometria ocular serviu como base para nova refração, com resultado de AV 20/20 com trocas em AO (-2,75esf, -4,00cil 175° OD, e -3,00esf, -5,50cil 5° OE). Paciente foi orientada do diagnóstico não ser ceratocone, mas sobre necessidade de acompanhamento e proibição de coçar os olhos. Prescritos óculos, lubrificante ocular e anti-histamínico tópicos.

Conclusão

A propedêutica avançada pode aumentar a especificidade na avaliação clínica de casos suspeitos de ceratocone. A confirmação do diagnóstico é fundamental na qualidade de vida do paciente. Os exames de tomografia e biomecânica da córnea mostraram ser fundamentais para confirmação desses casos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880