Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P020

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade do Estado de Mato Grosso

Autores

  • ALISSON VITOR ESIDIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINA RAMOS MOSENA DE ANGELONI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANALISE DO ENSINO DA OFTALMOSCOPIA DIRETA NOS CURSOS DE GRADUAÇAO EM MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

Objetivo

O ensino da oftalmoscopia direta vem recebendo menos atenção durante a graduação em medicina, o que resulta em médicos sem confiança para realizá-la. Diante disso, o objetivo foi analisar a autopercepção dos acadêmicos dos cursos de medicina de Mato Grosso sobre a oftalmoscopia direta ao longo de sua formação e os principais fatores responsáveis pela insegurança em executá-la.

Método

Foi realizada revisão bibliográfica sobre o ensino da oftalmoscopia direta nas bases de dados Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde e, a partir das informações coletadas, foi elaborado um questionário online referente ao tema. Após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa, teve início a coleta de dados, utilizando o método bola de neve. O acesso ao questionário foi liberado após o entrevistado aceitar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. O público alvo foi composto por acadêmicos de medicina de universidades públicas e privadas do estado de Mato Grosso que estavam cursando regularmente o quinto ou sexto ano do curso. A análise estatística foi realizada no software SPSS 20, considerando intervalo de confiança de 95%.

Resultado

Verificou-se que a proporção de acadêmicos que tiveram aulas sobre a oftalmoscopia direta foi superior em universidades públicas (p < 0.001); que a maioria dos alunos não considera que suas instituições forneçam condições adequadas para o aprendizado do exame (p = 0.001); que 10.5% se consideram conhecedores da teoria e prática da oftalmoscopia direta (p = 0.004); que a falta de treinamento durante a graduação é o principal fator que dificulta o aprendizado do exame; e que isso resulta em falta de confiança em realizar o mesmo.

Conclusão

A oftalmoscopia direta não tem recebido a devida importância durante a graduação em medicina no estado de Mato Grosso, resultando em médicos sem familiaridade com o exame e sem confiança para a realização do mesmo. Com tais resultados, pode-se tomar medidas que melhorem o ensino-aprendizado da técnica, o que, futuramente, trará benefício para a saúde da população.

Promotor

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