Código
P048
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Paletta Guedes
Autores
- DANIELA MARCELO GRAVINA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RESULTADOS EM 1 ANO DE ISTENT VERSUS ISTENT INJECT NO TRATAMENTO CIRURGICO DO GLAUCOMA DE ANGULO ABERTO
Objetivo
Avaliar a eficácia e a segurança dos implantes trabeculares iStent® e iStent Inject® em associação ou não com cirurgia de catarata em pacientes portadores de glaucoma de ângulo aberto.
Método
Realizou-se um estudo longitudinal retrospectivo em um único centro de pesquisa. Foram incluídos todos os casos consecutivos submetidos a cirurgia com implante trabecular iStent (Grupo 1) e iStent Inject (Grupo 2) associados ou não a cirurgia de catarata com no mínimo 3 meses de acompanhamento. Efetividade foi medida através da capacidade de redução pressórica e da quantidade de medicamentos para glaucoma. Segurança foi avaliada através da prevalência de efeitos adversos e necessidade de procedimentos complementares.
Resultado
Cento e quatro olhos cumpriram os critérios de inclusão e exclusão e foram incluídos neste estudo (41 no Grupo 1 e 63 no Grupo 2). O tempo médio de acompanhamento foi de 11,5 meses (3 - 18 meses). Entre o pré-operatório e o final do acompanhamento, a PIO média reduziu de 16,3 mmHg para 13,9 mmHg (p=0,001) no Grupo 1, e de 16,3 para 12,6 mmHg (p<0,001) no Grupo 2. O número de medicamentos também reduziu de 1,7 para 0,5 em olhos com iStent (p<0,001), e de 2,1 para 0,3 em olhos com iStent Inject (p<0,001). A maioria dos pacientes atingiu uma PIO final < 18 mmHg sem qualquer medicação para glaucoma (68.3% no Grupo 1 versus 87,3% no Grupo 2, p=0,018). Ambos os grupos apresentaram segurança favorável, com menos efeitos adversos observados com iStent Inject do que com iStent.
Conclusão
O uso dos implantes trabeculares iStent ou iStent Inject, associados ou não à cirurgia de catarata, levaram a uma redução significativa da PIO e da quantidade de medicamentos em portadores de glaucoma de ângulo aberto após 1 ano de seguimento. Este estudo evidenciou uma tendência para maior eficácia e menos efeitos adversos com o dispositivo iStent Inject em comparação ao dispositivo iStent.
ANVISA: 25352012367201880