Código
P047
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- LARISSA FOUAD IBRAHIM (Interesse Comercial: NÃO)
- Senice Alvarenga Rodrigues Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Julia Carvalho Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)
- Anna Flávia Ribeiro Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana Carvalho Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)
- Larissa Alves de Oliveira Terenzi (Interesse Comercial: NÃO)
- Tiago dos Santos Prata (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcos Pereira Vianello (Interesse Comercial: NÃO)
- Fabio Nishimura Kanadani (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RESULTADOS DE CURTO PRAZO OBTIDOS COM A TRABECULECTOMIA AB-INTERNO COM O KAHOOK DUAL BLADE ASSOCIADA A CIRURGIA DE CATARATA
Objetivo
Investigar as taxas de sucesso, o perfil de segurança e os preditores de sucesso da trabeculectomia ab-interno com Kahook Dual Blade (KDB) combinada à extração de catarata pela técnica de facoemulsificação (FACO) em olhos com os diagnósticos de Hipertensão ocular (HO) e Glaucoma de ângulo aberto (GAA).
Método
Uma série de casos prospectiva, incluindo 52 pacientes (58 olhos) consecutivos, tratados com medicação hipotensora ocular tópica e catarata visualmente significativa foram submetidos à cirurgia de FACO + KDB. As visitas pós-operatórias ocorreram nos dias 1, 7 e nos meses 1, 3 e 6. A pressão intraocular (PIO) pré e pós-operatória, o número de medicações antiglaucomatosas, complicações cirúrgicas e quaisquer eventos relacionados foram registrados. Sucesso foi definido como redução da PIO ≥ 20% e/ou ≥1 redução da medicação em relação ao valor basal (desde que os valores da PIO no pós-operatório fossem mantidos dentro de 2 mmHg em relação ao valor basal).
Resultado
Entre os 58 olhos, 98,2% possuíam GAA e 1,8% HO. A média de idade era de 70 ± 6,6 anos. Ao final do acompanhamento a PIO média reduziu de 15,6 ± 4,2 mmHg para 12,1 ± 2,4 mmHg no mês 6 (p <0,001). O número médio de medicações hipotensoras oculares tópicas reduziu de 1,9 ± 0,9 para 0,6 ± 1,0 (p <0,001). Cerca de 70% dos casos apresentaram redução de pelo menos 1 medicação; 46,5% apresentaram redução da PIO ≥ 20% e, no geral, 86% apresentaram pelo menos um dos critérios de sucesso. Idade, patologia de base e número de medicações pré-operatórias não foram preditores de sucesso significativos. Um olho apresentou hipotonia pós-operatória.
Conclusão
A trabeculectomia ab-interno com o KDB combinada à cirurgia de catarata mostrou redução da PIO e da dependência de medicamentos hipotensores. Mais estudos são necessários para avaliar possíveis preditores de sucesso, bem como o perfil de resposta do procedimento a longo prazo.
ANVISA: 25352012367201880