Código
P029
Área Técnica
Epidemiologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto Suel Abujamra
Autores
- AMANDA VENTURINI ARANTES (Interesse Comercial: NÃO)
- Carolina Maria Barbosa Lemos (Interesse Comercial: NÃO)
- Marciele Pazinatto (Interesse Comercial: NÃO)
- Leandro Pocay Alves Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Walther Oliveira Campos Neto (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana Rossi Silveira (Interesse Comercial: NÃO)
- Laila Batata Lopes Nunes Souza (Interesse Comercial: NÃO)
- Isabela Feltrin Romano (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana Rocha Martini (Interesse Comercial: NÃO)
- Alexandre Abdo Abujamra (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL CLINICO-DEMOGRAFICO DOS CASOS DE CEGUEIRA ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA GERAL
Objetivo
Traçar o perfil clínico e demográfico dos pacientes portadores de cegueira atendidos no ambulatório de oftalmologia geral do Instituto Suel Abujamra (ISA), avaliando as principais causas de cegueira perante faixa etária, gênero e diagnósticos diferenciais.
Método
Ensaio retrospectivo e transversal dos casos de cegueira entre atendimentos realizados no ambulatório de oftalmologia geral do ISA durante um semestre. Para esta análise foram selecionados os pacientes cuja visão corrigida do melhor olho correspondesse a 20/200 ou menos. Tratam-se de atendimentos eletivos, provenientes da rede básica de saúde municipal. Nessa amostra, foram ponderadas variáveis de gênero, idade, acuidade visual corrigida e diagnósticos, estes baseados no CID-10
Resultado
1043 pacientes foram avaliados nesse período. Em 14,57% (152) desses casos, a melhor visão corrigida no melhor olho foi inferior a 20/200. Foram excluídos da amostra 13 pacientes que haviam realizado remoção parcial ou total do globo ocular, pela impossibilidade de confirmar a causa. A média etária dos casos foi de 70,5 anos. As mulheres foram majoritárias na amostra, sendo 56,86% (79). A distribuição etária correlacionada por gênero e por acuidade visual pode ser observada no gráfico 1. Já os diagnósticos, também distribuídos por gênero, estão demonstrados na tabela 1 e gráfico 2.
Conclusão
Perante resultados, o principal provedor de incapacidade visual foi o Glaucoma com diagnóstico muitas vezes tardio e já falível de tratamento, sendo causa de cegueira irreversível. Em seguida a Catarata, por viés etário, porém passível de correção cirúrgica. Os demais diagnósticos obtidos foram classificados de acordo com a prevalência no Instituto. A proporcionalidade distribuída por gênero e correlação etária se evidenciou mais próxima naqueles abaixo de 50 anos, tornando-se mais discrepante e pronunciada entre as mulheres do grupo acima dos 70 anos, podendo ser explicada, em parte, pelo número total de indivíduos femininos.
ANVISA: 25352012367201880