Código
P050
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- SENICE ALVARENGA RODRIGUES SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- Larissa Fouad Ibrahim (Interesse Comercial: NÃO)
- Thaís Nunes Andrade (Interesse Comercial: NÃO)
- Roberto Ferreira de Almeida Araújo (Interesse Comercial: NÃO)
- Júlia Carvalho Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana de Carvalho Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)
- Luciano Mesquita Simão (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM NEUROPATIAS OPTICAS PELO QUESTIONARIO NEI-VFQ-25
Objetivo
Avaliar o impacto da saúde visual na qualidade de vida em pacientes portadores de glaucoma de ângulo aberto, hipertensão intracraniana (HIC), neuropatia óptica isquêmica não arterítica (NOIA-NA) e neurite óptica.
Método
O estudo foi prospectivo, através da aplicação do questionário NEI VFQ-25 em pacientes atendidos no Instituto de Olhos Ciências Médicas (Belo Horizonte – M.G.) com diagnóstico de alguma das patologias acima citadas, além de um grupo controle. Foi considerado significativo p<0,05.
Resultado
A amostra foi composta por 40 pacientes, sendo 65% mulheres, idade média de 48,17 anos (DP 19,55 anos). Pacientes com NOIA-NA/neurite apresentaram pior escore comparando com os demais grupos sobre a saúde geral (p=0,02), visão geral (p=0,004) e função social (p=0,02). Também apresentaram pior escore sobre a avaliação de dor ocular, entretanto não foi estatisticamente significativo (p=0,07). Pacientes portadores de glaucoma tiveram maior dificuldade nas atividades para perto (p=0,01) e para longe (p=0,01), pior avaliação da saúde mental (p=0,004), dificuldades nas atividades da vida diária (p=0,02), dependência (p=0,05) e visão de cores (p=0,03). Este grupo também teve pior resultado na análise da visão periférica, sem diferença estatisticamente significativa (p=0,13). Todos os escores de "direção" para o diagnóstico NOIA-NA/Neurite foram iguais a zero (nenhum paciente dirigia). O escore final foi em ordem decrescente: grupo controle, HIC, NOIA-NA/neurite, glaucoma (p=0,007).
Conclusão
O NEI VFQ-25 é um instrumento validado para avaliação da qualidade de vida dos pacientes em oftalmologia. O estudo da qualidade de vida visual permite o conhecimento do impacto das doenças oculares nas atividades de vida diária, incluindo a detecção da necessidade de assistência multidisciplinar. Recursos adicionais podem ser incorporados ao tratamento destes pacientes, tanto na área oftalmológica através de auxílios ópticos, quanto na assistência psicológica e ocupacional.
ANVISA: 25352012367201880