Código
TL005
Área Técnica
Cirurgia Refrativa
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Escola Cearense de Oftalmologia
- Secundaria: FUNCAP
Autores
- ABRAHAO DA ROCHA LUCENA (Interesse Comercial: SIM)
- Mariana Oliveira Araújo (Interesse Comercial: NÃO)
- Rômulo Férrer Lima Carneiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Tarique Silveira Cavalcante (Interesse Comercial: NÃO)
- Alyson Bezerra Nogueira Ribeiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco José Marques Anselmo (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CRIAÇAO DE APLICATIVO PARA CONFECÇAO DE LAUDOS DE TOPOGRAFIA CORNEANA BASEADO NA INTELIGENCIA COMPUTACIONAL
Objetivo
Desenvolver um aplicativo na plataforma iOS para dispositivos móveis (TopoEye) que possibilite a captação, leitura e interpretação do mapa de cores gerados pelo topógrafo corneano através da inteligência artificial, facilitando a elaboração de um laudo final e possibilitar a disseminação do conhecimento médico acerca do exame.
Método
A metodologia aplicada para a execução, acompanhamento e avaliação do projeto foi o Scrum, o qual trata-se de um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. O banco de padrões de diagnóstico gerado consiste em 1024 exemplos, divididos em: 239 padrões esféricos, 276 regulares simétricos, 245 regulares assimétricos e 264 irregulares. Para o desenvolvimento da inteligência artificial do aplicativo, foi estabelecido o treinamento da rede com 240 imagens de cada tipo de padrão, totalizando 960 padrões de treino. Os testes com esse conjunto de dados foram realizados de modo que 80% dos padrões foram utilizados para treinamento e 20% para teste.
Resultado
Do total das 1024 imagens captadas o algoritmo acertou 986 (96,29%) exames, errando a classificação de apenas 38 (3,71%). A principal ocorrência de erro foi na distinção das classes simétrica e assimétrica. No rastreio do ceratocone o aplicativo alcançou 95,84% de sensibilidade e 99,99% especificidade.
Conclusão
O trabalho resultou na obtenção de um aplicativo eficiente na captura das imagens impressas obtidas de topógrafos corneano e na interpretação da mesma através da inteligência artificial aplicada. A rede neural para a confecção de laudos de topografia corneana, mostrou ser útil, podendo atingir impactos relevantes no meio acadêmico. Além de facilitar o cotidiano dos médicos oftalmologistas responsáveis pela emissão dos laudos, encurtará a curva de aprendizado desses profissionais cada vez mais cobrados por competência e conhecimento.
ANVISA: 25352012367201880