Sessão de Relato de Caso


Código

RC084

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • MARIA FERNANDA RAMOS REINALDO MELO DA CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Arthur Luis Alves Frazão de Carvalho (Interesse Comercial: NÃO)
  • Kaio Santos Soares (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EDEMA MACULAR CISTOIDE APOS CICLOFOTOCOAGULAÇAO TRANSESCLERAL COM LASER MICROPULSADO EM PACIENTE COM CISTO MACULAR

Objetivo

Relatar caso de complicação após ciclofotocoagulação transescleral com laser micropulsado em paciente com glaucoma refratário e cisto macular.

Relato do Caso

M.C., 61 anos, sexo feminino, portadora de glaucoma refratário ao tratamento clínico. Submeteu-se em 2017 ao implante de tubo de Susanna em ambos os olhos, sem intercorrências. Paciente evoluiu com descontrole da pressão intraocular em olho direito. Em maio de 2018, submeteu-se ao implante do segundo tubo de Susanna em olho direito, apresentando acuidade visual corrigida de 20/40 em olho direito e 20/60 em olho esquerdo. Em junho de 2018, apresentou necessidade de retorno de hipotensores para controle pressórico, fazendo uso de 2 drogas em olho direito e 4 drogas em olho esquerdo para manter PIO de 13 mmHg em ambos os olhos. Indicou-se ciclofotocoagulação com laser de diodo micropulsado (MP3) em olho esquerdo. O OCT de mácula realizado previamente ao procedimento idenfiticou cisto intrarretiniano. Durante seguimento pós-operatório, observou-se piora da acuidade visual associada a edema macular cistóide. Realizou-se tratamento clínico com diamox 250 mg de 6/6h e anti-inflamatório tópico cetorolaco de 8/8h com acompanhamento semanal e desmame semanal do diamox. A paciente foi responsiva ao tratamento clínico com regressão do edema macular após 2 semanas de tratamento. No momento, paciente encontra-se em curso da 30ª semana de seguimento com acuidade visual corrigida em olho esquerdo de 20/40 e PIO de 15 mmHg, associado ao uso de 3 hipotensores e sem achado de EMC, porém com permanência do cisto prévio ao procedimento.

Conclusão

O caso relatado traz à discussão uma complicação pós-ciclofotocoagulação transescleral com laser de diodo micropulsado e seu tratamento em uma paciente com uma alteração macular prévia, mostrando a possível predisposição para evoluir com EMC após o procedimento relatado.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880