Código
RC131
Área Técnica
Oculoplástica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Rede Mário Gatti - Hospital Ouro Verde
Autores
- SARA AGUIAR DE SOUZA CALDAS (Interesse Comercial: NÃO)
- SÉRGIO JOSÉ DE SOUZA MAIA FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- EUDSON HAROLDO DE OLIVEIRA COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
OFTALMOPATIA DE GRAVES ASSOCIADA A ECTASIA CORNEANA: UM RELATO DE CASO
Objetivo
Este relato tem como objetivo documentar a associação de Oftalmopatia de Graves e ectasia corneana, pouco prevalente na prática oftalmológica e estudos da área.
Relato do Caso
E.C.S.,23 anos, sexo masculino, vem em consulta ambulatorial encaminhado por endocrinologista (com relato de Doença de Graves em controle),para avaliação. Relata nunca ter tido acompanhamento por oftalmologista. Ao exame: acuidade visual com melhor correção MM/ 20/120, motilidade ocular extrínseca normal. Biomicroscopia: exoftalmia severa AO,cisto em região infrapalpebral temporal em olho direito, estrias de Vogt AO, anel de Fleischer AO, sinal de Munson positivo e afinamento estromal importante em olho direito, ausência de ceratite AO; tonometria normal e fundoscopia sem alterações AO. Solicitado novo perfil hormonal tireoideano , tomografia de órbita evidenciando lipoma em região infrapalpebral sem outras alterações e topografia de córnea com padrão ceratocone avançado em olho direito. Paciente submetido a ressecção cirúrgica de lipoma infrapalpebral, material encaminhado a biópsia e segue em acompanhamento nos setores de plástica ocular e córnea do serviço, além de acompanhamento conjunto com endocrinologista.
Conclusão
A Oftalmopatia de Graves é uma doença inflamatória orbitária, de origem autoimune, geralmente associada à alteração da função tireoideana. Pode surgir antes, durante ou após disfunção da tireóide. Já o Ceratocone é uma ectasia corneana, de origem não inflamatória, com afinamento da mesma. A combinação entre as duas condições é rara, sendo pouco descrito na literatura em que não foi evidenciado em estudo associação significativa entre as doenças.Ambas as doenças cursam com baixa qualidade de visão e vida dos pacientes acometidos.
ANVISA: 25352012367201880