Código
P023
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Autores
- RENATA LEONEL FREIRE MENDES (Interesse Comercial: NÃO)
- ANDREA MARIA CAVALCANTE SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA RESIDÊNCIA MÉDICA EM OFTALMOLOGIA DO ESTADO DE ALAGOAS
Objetivo
Avaliar o perfil e trajetória profissional dos egressos de Programas de Residência Médica em oftalmologia no estado de Alagoas no período de 2008 a 2018.
Método
Estudo descritivo, observacional, do tipo transversal de caráter retrospectivo, desenvolvido a partir de questionário autoaplicável enviados aos médicos egressos do programa de residência em Oftalmologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL) que finalizaram a residência nos últimos 10 anos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (frequências relativas e absolutas) e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL.
Resultado
Dos 28 ex-residentes, (27) 96,4% responderam ao questionário da pesquisa. A totalidade era brasileira, natural do Estado de Alagoas (59.3%); 66,6% eram mulheres; a média de idade foi de 34,8 anos. Sessenta e três por cento (17) dos egressos se fixaram no estado onde realizaram a residência médica. Quase metade dos egressos (44,4%) não possui título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Todos exercem ativamente a especialidade da Oftalmologia, com predomínio nas áreas de córnea (14,8%), retina (14,8%), glaucoma (14,8%) e oftalmopediatria/estrabismo (14,8%). A maioria exerce a maior parte de suas atividades profissionais em hospitais particulares (51,9%). Apenas um deles (3,7%) realiza atividades em pesquisa e cursa mestrado; dois atuam na docência (7,4%) e cinco (18,5%) atuam na gestão. Numa escala de 0 a 10 de satisfação, 85.2%(23) dos egressos estavam muito satisfeitos (pontuações 8, 9 e 10) com sua formação em oftalmologia no HUPAA.
Conclusão
A avaliação da realidade de vida dos egressos de programas de residência médica é capaz de levantar perspectivas de campo de trabalho, perfil de escolhas profissionais e condições de inserção e satisfação profissional. Também permite a avaliação externa complementar da instituição comprometida com a educação dos profissionais, fornecendo subsídios importantes para estabelecer o elo entre a formação e a prática na especialidade.
ANVISA: 25352012367201880